domingo, 22 de maio de 2011

Notícia: Cães e cavalos tornam-se terapeutas de pessoas doentes

A Terapia Assistida por Animais ganha cada vez mais espaço no Brasil no tratamento de doentes físicos e mentais

O fisioterapeuta Marlon leva o menino Rafael no cavalo durante uma sessão de fisioterapia

Só quem tem um animal por perto sabe a delícia que é receber carinho gratuito e um amor incondicional. No caso de pessoas com limitações físicas ou mentais, a medicina percebeu que essa relação pode ainda trazer benefícios e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Como? por meio da TAA (Terapia Assistida por Animais, no original em inglês, Animal Assisted Therapy) ou zooterapia.

O termo, pouco conhecido no Brasil, foi criado pela organização norte-americana Delta Society e consiste em usar técnicas de psicoterapia junto a animais para reabilitação e reeducação de pacientes com síndrome de Down, paralisia cerebral, demência ou problemas motores.

Cães, pássaros, cavalos e golfinhos são as espécies mais utilizadas pelos médicos. A técnica geralmente é utilizada de modo multidisciplinar com apoio de fisioterapeutas, psiquiatras e veterinários.

Estudos comprovam que pessoas com ansiedade, hiperatividade, estresse, Mal de Alzheimer, câncer e esquizofrenia podem ter benefícios terapêuticos ao terem contato com animais. Mas por que isso acontece?

De acordo com o veterinário Mauro Lantzman, especialista em comportamento animal, o contato com o carinho dos animais facilita a comunicação entre pessoas que têm dificuldade de se expressar, além de reduzir o nível de estresse, que piora alguns quadros. Os pacientes com Alzheimer e esquizofrenia, por exemplo, tendem a reduzir a agressividade ao terem contato com bichos.

Um estudo da American Heart Association confirmou que uma visita de um cão por 12 minutos melhora o funcionamento do coração e dos pulmões e baixa o nível de ansiedade.

FONTE: R7

Um comentário:

Marina disse...

Olá, queria aproveitar e divulgar o trabalho da ONG Saracuras, que faz Equoterapia para pessoas com deficiência, de graça. Fica em Santo Antonio do Pinhal, SP. www.saracuras.com.br