quarta-feira, 3 de março de 2010

Notícia: Animais proporcionam qualidade de vida para a terceira idade



A companhia de um animal de estimação, seja a de um cão ou de um gato, pode fazer uma diferença significativa na qualidade de vida das pessoas, especialmente nas da terceira idade. Além do bem estar psíquico proporcionado a elas pela presença de um animalzinho em seu cotidiano, os cuidados exigidos por eles estimulam os idosos a se exercitarem, melhorando também sua saúde física.
Estudos realizados em diversos países apontam que os tutores de cães e gatos, nesse período da vida, sofrem menos de depressão, problemas relacionados à pressão sangüínea, freqüência cardíaca e capacidade motora, sendo estas questões reflexos das atividades físicas realizadas ao passear ou brincar com seu animal de estimação.
Segundo o médico veterinário e presidente da Comissão de Animais de Companhia (Comac), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), Luiz Luccas, o assunto possui dimensões até agora não analisadas pelas autoridades brasileiras e cita, como exemplo, estudo feito na Austrália onde se estimou o impacto positivo da guarda de pets : uma economia de US$ 1.5 bilhões anuais para os gastos com saúde pública.

Nenhum comentário: