domingo, 21 de março de 2010

Faça do seu cão um ótimo personal trainer


Dá até para queimar gordura, se encarar o passeio como atividade física

Falta estímulo para ir à academia e pegar pesado no treino? Nessa hora, vale apostar em qualquer tipo de incentivo para levantar do sofá - até mesmo contar com a ajuda do seu cachorro. Já que o bicho de estimação também precisa passear e se exercitar, que tal fazer dele o seu companheiro de caminhada?

"A atividade regular, em conjunto com o cão, é bastante válida para o condicionamento físico de um indivíduo que tem o perfil de vida sedentária", avalia o professor de ginástica Marcelo Jaime Vieira, da academia Bio Ritmo, de São Paulo.

Porém, para obter os benefícios da prática, a pessoa deve estar ciente que está realizando uma atividade física. Não vale, por exemplo, sair para passear com o cachorro usando chinelo e calça jeans. Tem que usar um tênis com bom amortecimento, que seja apropriado para a caminhada, e roupas leves. Além de dar atenção para a respiração correta e contração do abdômen durante o treino.

Cão e dono no mesmo pique

Mesmo praticando uma atividade de intensidade leve a moderada - já que o dono precisa respeitar o ritmo do animal -, o aperfeiçoamento para a qualidade de vida e para a saúde é grande. Além das melhorias do condicionamento físico geral do organismo, há o desenvolvimento do sistema cardiorespiratório, da postura e redução de gordura corporal. "Uma caminhada moderada leve de 30 minutos podem queimar, em média, 200 a 300 calorias", diz Marcelo Vieira.

"Durante uma caminhada com o cão, o dono vai realizar movimentos de deslocamentos para frente , para trás e laterais, desvios, além de trabalhar força ao controlar o animal com a guia...Tudo isso vai colaborar para dar mais equilíbrio, mais agilidade, melhoria de reflexos e postura", avalia o professor da Bio Ritmo


Leia mais: Msn Minha Vida

Nenhum comentário: