domingo, 21 de março de 2010

Ajuda do melhor amigo

Bombeiros treinam três cachorros no Vale para ter apoio em cenários de tragédia

O Corpo de Bombeiros está treinando três novos “soldados” para atuar em resgates na região de Blumenau. Eles são corajosos, obstinados, respondem pelos nomes de guerra Arcanjo, Odin e Anúbis. E têm quatro patas.
Até setembro, três cães labradores serão instruídos a agir em cenários que simulem áreas de perigo e tragédias. A ideia de treiná-los surgiu logo após a catástrofe de 2008, quando os bombeiros sentiram a necessidade de ter apoio de um animal em situações de resgate a soterrados ou a pessoas em áreas de difícil acesso.
– Nessas horas vemos como o cão potencializa o bombeiro. Com as habilidades dele, às vezes o trabalho de parceria entre o cão e o soldado vale o mesmo que 30 bombeiros juntos – diz o soldado Edson Leonardo Baerwald, instrutor do labrador Arcanjo.
Marcos Prochnow, treinador da cadela Anúbis, de um ano, e Carlos Sidnei Thiel, instrutor do caçula Adin, de seis meses, também participam do trabalho. Os três cães ainda não atuam no atendimento às ocorrências. Em setembro, quando completarem 11 meses de treinamento, Arcanjo e Anúbis, os mais velhos, passarão por avaliações com os instrutores no Centro Estadual de Treinamento de Cães, em Xanxerê. Cão e dono vão receber um certificado internacional de resgate, licença concedida pela Organização das Nações Unidas (ONU) a apenas três cães do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Nenhum comentário: