terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Artigo: O Convívio com Cães no Auxílio ao Desenvolvimento Afetivo Infantil

Glaucielle Nunes de Oliveira
Monografia apresentada à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Psicologia. Ano 2005

Resumo

A maior razão para existência dos diversos ramos que atuam na área de saúde é a busca incessante na melhoria na qualidade de vida das pessoas, e nesta procura, a psicologia não surge como exceção. Assim sendo, o estudo do tema torna-se de grande relevância, visto que apesar das correntes tradicionais, a psicologia tem buscado fontes alternativas para proporcionar esta melhoria de qualidade de vida. Desenvolvida pelo Dr. Boris Levinson, a temática em questão apesar de pouco explorada, trata da utilização terapêutica de cães no tratamento de crianças que sofrem com problemas psicológicos, de relacionamento social, de afetividade, de aprendizagem entre outros, baseando-se em estudos que apontam os benefícios do convívio de crianças com esses animais. Estes benefícios foram comprovados nesta pesquisa a partir de análise dos relatos de profissionais de psicologia que realizam este tratamento e pais de crianças que convivem ou não com cães, no sentido de confirmar que de uma forma ou de outra, aquelas que convivem com cães, ou, que fazem tratamento mediado por cães treinados apresentam maior afetividade, convívio social e elevada auto-estima, pois os cães facilitam o convívio da criança com seu meio, porque, segundo os próprios profissionais, estes animais proporcionam um alívio imediato para a pessoa em tratamento e proporciona melhoras nos quadros de ansiedade, estresse, hipertensão, auto-estima, comunicação e sensibilidade.

Palavras-chaves: Cinoterapia. Crianças. Psicologia.


Leia artigo na íntegra aqui: RedePsi

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