segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Artigo: Cães: os melhores amigos do homem?


Porque é que existem tantos amantes de cães espalhados pelo Mundo? Os cães partilham as nossas vidas de uma forma que a maior parte dos outros animais não consegue, e eles fazem isso de uma forma tão banal que é fácil tomarmos a sua fiel companhia como garantida. Este artigo serve para nos relembrar o motivo pelo qual nós amamos tanto os nossos cães, e para dedicar algumas palavras ao "melhor amigo do Homem", o cão.

Os cães são muito amigáveis e adoram a companhia de Humanos. Quem é que não se sentiria gratificado ao ver a felicidade de um cão que o recebe assim que você abre a porta depois de um longo dia? O seu cão espera por você ao pé da porta, cara sorridente, boca aberta e a cauda abanando, preparado para lhe dar mimos, o seu melhor amigo no Mundo inteiro. Os cães são animais muito leais e, como costumam andar em matilhas, eles respondem à presença de um líder - você! Os cães fazem e irão continuar fazendo, tudo aquilo que estiver ao seu alcance para lhe agradar. Quando você se sentir mais triste o seu cão irá estar ao seu lado a conforta-lo silenciosamente. Quando você está contente e excitado, ele irá partilhar toda essa felicidade você.

Os cães são brincalhões. Eles adoram atividades físicas, tais como passeios, brincar de "busca", mergulhar na água, e correr freneticamente para a frente e para trás. Os cães irão de livre vontade acompanha-lo numa corrida matinal ou num passeio pelo parque ou até mesmo num exuberante jogo de frisbee. Apesar disso eles podem também ser calmos e fofinhos e sempre dispostos a serem mimados e a mima-lo também. A maioria são calmos e não respondem a ataques a não ser que esteja ele ou o seu dono em risco, e também a maioria deles conseguem permanecer calmos e serem tolerantes em relação a crianças pequenas que ainda não têm noção de como se comportar quando na presença de um animal. Os cães podem ser facilmente treinados para aprenderem a viver com o seu dono ou donos numa habitação normal. Pode também confiar neles na presença de outras pessoas e também em público. Podem igualmente ser treinados para aguentarem a ida à pet shop ou horas de passeio, podem aprender a passear na trela em estradas publicas onde existe trânsito, e a sentarem-se e ficarem sempre que necessário em qualquer lugar.

Um cão de família é uma parte tão essencial do dia-a-dia como qualquer outro membro da família. Eles estão sempre presentes quando são precisos, seja dia ou noite, partilhando com você e com a sua família as pequenas atividades rotineiras como o pequeno-almoço ou uma noite aconchegante vendo televisão. Eles podem participar nas atividades de interior assim com nas de exterior, mas isso ainda não é tudo.Os cães também representam uma grande parte da vida familiar mesmo quando a família não está em casa. Eles podem ir facilmente para qualquer lugar com connosco dentro do carro, seja para ir até ao parque ou para ir de férias para qualquer lugar. Por causa desse mesmo motivo, eles podem representar uma parte das nossas vidas de uma forma que muitos animais de estimação não poderiam. Como eles podem participar conosco na grande maioria das atividades e aventuras fora de casa, eles ficam para sempre associados a algumas das nossas melhores memórias de sempre.

Os cães, com todos os seus diferentes tamanhos e feitios, são também animais lindos e que muita gente admira e gosta de ver. Desde os seus grande e bonitos olhos e caras engraçadas, até aos seus suaves, lustrosos, brilhantes pelos e as suas longas caudas a abanar de felicidade, os cães são animais que devem ser preservados. Com tantas diferentes raças por onde escolher, qualquer um pode escolher aquele do qual gosta mais, seja pequeno ou grande, tenha pelo comprido, curto ou encaracolado, com musculatura ou magrinho, com uma cara elegante ou engraçada e de qualquer cor possível.

Qualquer família pode adotar o cão perfeito que se adapte ao seu gosto e estilo de vida tendo em conta certos fatores como o tamanho e o temperamento do cão. A família tem um grande quintal fechado onde um cão grande pode saltar e brincar à vontade ou um pequeno apartamento que o ambiente ideal para ter um cão de raça pequena? A família tem orçamento suficiente para suportar a alimentação de um cão grande com um grande apetite? Existem no quintal canteiros de flores que podem ser destruídos por raças como os terrier? Existem crianças na casa que requerem um cão que seja extremamente gentil ao ponto de tolerar os inevitáveis puxões de cauda por parte das crianças?

A família tem tempo disponível para oferecer ao cão todo o amor, atenção, exercício e brincadeiras que ele merece, ou vai estar todo o dia sozinho em casa? E que tal arranjar dois cães para fazerem companhia um ao outro enquanto estão sozinhos? Talvez dois cachorros seja a opção ideal! O seu canil local está provavelmente cheio de muitos cães abandonados que estão tristes e sozinhos e desesperados por uma segunda oportunidade para encontrarem a verdadeira felicidade com uma família que os ame.

Os cães nos dão o seu melhor : amor, lealdade, aceitação e afeto incondicional, espírito brincalhão e companhia. Em troca, nos devemos oferecer os melhores cuidados , incluindo uma saudável e bem equilibrada dieta, acesso constate a água limpa e abrigo para se proteger do calor abrasador ou do frio, deve ser escovado regularmente, ir ao veterinário de vez em quando, e deve ter as vacinas todas em dia. E se na sua zona existir algum problema com o excesso de cães sem dono, nas ruas, ele deve também ser castrado para que não contribua para agravar esse problema.

Um ambiente seguro é, com toda a certeza, extremamente necessário. Dentro de casa, garanta que produtos de limpeza, medicamentos, plantas interiores e outros potenciais venenos são mantido em lugar seguro e fora do seu alcance.

Acima de tudo, os cães merecem ser tratados carinhosamente e ter em abundância nosso tempo e atenção. O amor e carinho afetam tanto o cão como também nos afeta. Quando oferecemos o nosso amor a um cão, nós recebemos o seu de volta. Os cães podem realmente ser os melhores amigos do homem das mulheres e crianças, e nós devemos nos sentir honrados por sermos os seus melhores amigos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu como tenho cães eu concordo plenamente que eles merecem todo o carinho do mundo.parabens pelo texto.Adorei!