quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Matéria: Cães ajudam crianças na alfabetização

Escola no Reino Unido que adotou os cachorros como incentivo à leitura revelou que a técnica tem se mostrado eficaz

Ana Paula Pontes



Quem não percebeu como é especial o envolvimento da criança com o cachorro? Saiba que essa relação vai muito além. Ela pode ajudar na alfabetização dos pequenos. Uma instituição no Reino Unido, a St Michael´s Primary School, que decidiu adotar essa técnica, afirma que ela é, sim, eficaz para a melhora da leitura das crianças.

O objetivo do programa, que trabalha com cães treinados de uma empresa especializada, é fazer com que as crianças ganhem confiança para ler. E os cachorros têm se mostrado bons parceiros nesse processo. Mas, por quê? Com eles, a criança sente segurança de não ser criticada se falar alguma palavra errada. “Esse conforto deve-se ao fato de ela poder mostrar para ‘alguém’ que não tem essa habilidade o que pode fazer. Ela testa algo que não domina com ‘quem’ também não sabe”, diz Rita Callegari, psicóloga infantil do Hospital São Camilo (SP).

Porém, mais importante que isso, ressalta Rita, é a relação ímpar e o amor incondicional que o cachorro pode ter com a criança. “Quando os pequenos estão aprendendo coisas novas, em especial na etapa de alfabetização, é fundamental que tenham alguém amoroso ao lado, sem olhar feio se errar. E o máximo que o cão pode fazer é abanar o rabo ou querer comer um pedaço do livro”, diz.

Em entrevista ao Daily Mail, um dos professores que ajudou a introduzir o sistema na escola, Martin Ford, disse que a prática tem motivado as crianças a lerem em casa e na escola. Ele afirmou ainda que qualquer maneira que as leve para a leitura é um caminho positivo, o que não exclui a necessidade dos métodos formais de ensino.

FONTE: AQUI

Um comentário:

luriane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.