Programa Globo Reporter exibido em maio de 2008 com o PROJETO ANIMALLIS:
O Projeto Animallis foi desenvolvido por um grupo de psicólogos, um biólogo e uma veterinária e posto em prática em março de 2006.
No período anterior ao inicio do projeto, foram feitas pesquisas qualitativas durante 3 anos e trabalhos de Atividade e Terapia Assistida por Animais, além de cursos e estágios fora do Brasil por alguns integrantes da equipe.
O objetivo é o de auxiliar na reabilitação neuropsicológica de idosos demenciados, depressivos ou que estão em recuperação pós-cirúrgica.
O público favorecido com o Projeto Animallis são os hóspedes da Clínica Geriátrica Dignus, localizado em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. Nesta casa residem por volta de 30 idosos que convivem com diferentes tipos de demências.
O trabalho não consiste apenas em levar os animais para uma visita à casa de repouso, e sim, de um complexo estudo das variáveis que podem implicar no comportamento dos idosos no dia da visitação dos animais.
Durante a semana é feito um estudo comportamental dos idosos e assim, se sabe quais
são os aspectos que devem ser trabalhados no sábado – dia em que os animais participam
da terapia.
Como a maioria dos hóspedes favorecidos pelo projeto tem algum tipo de demência, tem como objetivo retardar a progressão do quadro demencial, visto que sua regressão é impossível.
O desenvolvimento das atividades se dá com a aplicação de testes neuropsicológicos e terapia cognitivo-comportamental no decorrer da semana, e a terapia assistida por animais no sábado.Todos os dados são documentados, avaliados, tabulados e discutidos, gerando dados qualitativos e quantitativos.
Responsável técnico: Alexandre Monteiro - Psicólogo do CENTRONATI (Centro de Neurologia Aplicada a Terceira Idade)
site: AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário