domingo, 28 de novembro de 2010

Matéria: Cães de assistência podem viajar na cabine da Aeronave

Todas as companhias aéreas possuem suas regras quanto à viagem de animais de estimação na cabine. Algumas não permitem em hipótese alguma, outras permitem apenas para animais muito pequenos. Mas em um ponto todas elas concordam: cães de serviço podem viajar na cabine, independente do tamanho.

Cães de assistência são cães treinados para auxiliar pessoas com deficiência visual ou auditiva. Existem alguns tipos de cães de assistência:

  • O Cão-Guia (guide dog) auxilia na locomoção de pessoas cegas, ou com deficiência visual.
  • O Cão-Ouvinte (hearing dog ou signal dog) auxilia na sinalização de sons para pessoas surdas ou com deficiência auditiva
  • Cães de serviço são cães treinados para outros tipos de auxílio que não a deficientes visuais ou auditivos

Conheça exemplos de cães de serviço:

  • Cães de socorro médico (medical response dogs) alertam diabéticos quando o nível de glicose no sangue está muito alto ou muito baixo, além de chamar ajuda, trazer o telefone ou medicamentos ao doente
  • Cães assistentes à mobilidade (mobility assistance dogs) são treinados a ajudar deficientes físicos a se locomover, pegando objetos, abrindo portas, acendendo luzes e ajudando pessoas com mal de parkinson a andarem
  • Cães de auxílio psiquiátrico (psychiatric service sogs) servem para auxiliar pessoas com problemas psiquiátricos, como stress pós-traumático, esquizofrenia ou síndrome do pânico.
  • Cães de socorro a convulsões (seizure response dogs) procuram ajuda de outra pessoa, ou sinalizando a partir de um dispositivo eletrônico, tirando objetos perigosos de perto do dono, bloqueando a passagem em caso de áreas perigosas, reanimando o dono após a convulsão, entre outras coisas.
  • Cães de serviço a austistas (autism service dogs) ajudam a controlar comportamentos indevidos e/ou perigosos


Como provar que seu cão que está prestes a viajar é um cão de assistência?

Nos Estados Unidos, os cães de serviço podem ser cadastrados em suas devidas associações e seus donos possuem uma carteirinha comprovando que seu pet é um cão de assistência. No Brasil isso não existe, o que confunde algumas pessoas, empresas e até autoridades.

Em geral, todas as companhias aéreas deixarão que ele voe com você, necessitando apenas de uma declaração de algum profissional responsável comprovando sua deficiência. Portanto, caso seja um deficiente visual, pedirão uma declaração do oftalmologista, caso o passageiro seja uma pessoa com síndrome do pânico, é necessária uma declaração do psiquiatra, e por aí vai.

Outro aspecto importante é o uniforme de seu cão quando ele está em serviço. Animais sem nenhuma identificação de que estão em serviço, geralmente não são aceitos.

O cão deve ser mesmo de assistência. Animais que não foram treinados, poderão fazer uma bagunça dentro do avião, e poderão ser expulsos da aeronave (junto com o dono) antes mesmo de decolar. Portanto, é importante que seu cão seja realmente um cão de assistência ou serviço.

fONTE: doc Dog

Nenhum comentário: