segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Matéria: Saiba qual o melhor pet para o seu filho


O tamanho e a espécie ideais do animalzinho mudam conforme a idade e a personalidade da criança

Por Julia Moioli | 06/10/2010


Um bichinho de estimação é muito mais do que um brinquedo que rola, pula, balança o rabo, dá a patinha. Ele requer trabalho — muito trabalho —, para desespero dos pais.

“Conviver com um animal ajuda a criança a se tornar independente e a se comunicar melhor”, afirma a psicóloga e veterinária Hannelore Fuchs. “A experiência ensina ainda qualidades como respeito ao próximo, responsabilidade e até solidariedade, caso a família opte pela adoção.”

Além dos benefícios à formação da personalidade dos pequenos, um pet pode colaborar para o desenvolvimento de habilidades das quais eles são carentes. Cães de raças ativas, como beagle e fox-paulistinha, são ótimos para estimular os sedentários a mexer o corpinho. Já os tranquilos, como poodle míni e golden retriever, contribuem para que a garotada hiperativa fique mais calma.

Tudo isso, porém, só acontece se a escolha for acertada. Afinal, nem todo bichinho é indicado para qualquer criança (veja os tipos abaixo). Se a combinação não der certo, o risco de que o novo companheiro traga prejuízos em vez de lucros é alto. Brutos até mesmo quando estão fazendo carinho, cães de grande porte não são seguros para quem tem menos de 3 anos.

Por outro lado, pets frágeis, como hamsters ou cachorros pequenos, não são indicados para quem está nessa faixa etária, quando as brincadeiras infantis é que podem machucar o animal. A regra geral é que, até os 7 anos, os pais devem supervisionar qualquer interação entre os filhos e os bichos.

Além de todos esses cuidados, é necessário pesar que, por mais comprometida que a criança seja com seu amigo, os cuidados para valer ficam por conta dos adultos. Por esse motivo, leve em consideração o espaço, o tempo e o dinheiro que a família tem disponíveis para o bicho. Verifique também as condições da loja ou da ONG de onde ele virá para garantir que não tenha sido maltratado nem seja fruto de tráfico, como ocorre no caso de aves, tartarugas e peixes.

Cachorro (para todas as idades)

O cão é um dos animais que mais promovem interação com as crianças, sobretudo porque está sempre pedindo carinho e atenção. Isso faz com que os pequenos exercitem a capacidade de interpretar diversos tipos de linguagem. Ele também exige cuidados frequentes, como banhos, passeios e alimentação diária, o que ajuda a aguçar o senso de responsabilidade dos pequenos.

Vira-latas, beagles, cockers, boxers, golden retrievers e labradores são raças mais robustas e amigáveis e, por tal motivo, indicadas para todas as crianças, especialmente as mais jovens, na faixa dos 3 ou 4 anos. Já os animais que têm menos de 1,5 quilo, e portanto são muito frágeis, ou os de grande porte, como o dogue-alemão ou o fila, não são uma boa opção para crianças até essa idade.



LEIA MAIS: VEJA SP

Nenhum comentário: