sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dia Mundial da Conscientização do Autismo


" O inferno não está na tortura,
0 inferno é um coração vazio."
K. Gibran


"Hoje é o DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÂO SOBRE O AUTISMO.
É dia de lembar as pessoas que a beleza da jornada está em nossas diferenças. É através delas, e na aberrura de nossos corações para elas, que podemos entrar em contato com o criador. Se posso amar o diferente e entender sua jornada, sem julgar, sem se apiedar, então sou capaz de compreender que ali tem habita uma jornada, que tem uma missão maior que a nossa, ensinar a amar!
Nosso filho mais velho tem um tipo de autismo, conhecido como autismo secundário.
Ele é diferente, quieto, esquisito, estranho. Para quem não o conhece.
Para quem se permite, ele é puro, de uma moral rígida, não mente, não julga, é quase impossível para mim descrevê-lo.
No mundo particular em que vive, é feliz.
Certa vez , perguntamos se ele tinha pesadelos e o que sonhava.
- Só tenho um pesadelo, que ninguém me ama...
Aquilo tocou muito forte em nós : como ele tem noção que não é igual a maioria, e a dor que sente por isto. Mesmo assim, ainda fica em seu mundo, pois ali ele é verdadeiro, ali ele é feliz.
Sempre desejamos muito nossos filhos, e os amamos tanto, que nem percebemos o quanto dieferente um deles era. Quando entendemos, passamos a amá-lo mais ainda, Não por ele ser fraco e precisar denós, mas por ele ser forte, e não lutar contra si mesmo.
As vezes vemos homens da sua idade, com empregos , namoradas, estas coisas todas, tentamos então ficar tristes, mas não dá. Quando imaginamos ele assim, vemos que não seria ele, não seria o filho que tanto amamos.
Ele atualmente está tomando medicação e iniciou novamente a terapia. Já está diferente, quebrando alguns pedaços da casca. Mas percebemos que sua essência não muda. Continua só em seu quarto. Não mente. Não julga. Não maltrata.
Quando estavamos grávidos, escrevemosuma carta para ele, onde só desejamos que fosse feliz. Dizem que temos que cuidar o que pedimos. Ele não é nada. Ele é FELIZ !
Só ousamos agora, pedir a Deus, que a missão destes seres de luz, que vulgarmente chamamos de diferentes, consigam espalhar entre os homens, aquilo que vieram ensinar...
ensinar a amar!"

Cezar e Ana
pais do Victor,
26 anos, portador de autismo secundário

Nenhum comentário: