terça-feira, 30 de março de 2010

Notícia: Richa e Ducci criam Secretaria dos Diretos da Pessoa com Deficiência

O prefeito Beto Richa e o vice Luciano Ducci criaram nesta segunda-feira (29) a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nova área da administração municipal que vai articular as ações deste setor entre todas as secretarias municipais e outras esferas de governo, e formar parcerias com a iniciativa privada e organizações não-governamentais.

"No dia em que Curitiba comemora seu aniversário de 317 anos resgatamos a dívida que a cidade ainda tinha com essa parcela importante de seus moradores, criando uma secretaria que vai encaminhar soluções para as maiores dificuldades das pessoas com deficiência", disse o prefeito.

O projeto da lei que propôs a criação da secretaria é de autoria do vereador Felipe Braga Cortes, que participou da solenidade. Também estiveram presentes os vereadores Julieta Reis, José Maria e Caíque Ferrante, o deputado federal Alfredo Kaefer, o senador Flávio Arns, a presidente da FAS, Fernanda Richa, e secretários municipais.

Cerca de 15% da população brasileira têm alguma deficiência física, auditiva, visual ou intelectual, segundo dados do IBGE e Ministério da Saúde. Em Curitiba, são quase 300 mil pessoas com deficiências motoras ou mentais - o equivalente à população inteira de uma cidade de grande porte, como Ponta Grossa e Maringá.


Leia mais: Agora Paraná

Nenhum comentário: