segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Terapia Assistida por Animais - TAA e suas aplicações


Podemos observar que ao longo da evolução humana os animais de diferentes espécies sempre tiveram uma importância muito grande para o homem, estando presente em quase todas as culturas, continentes e épocas. Se no inicio os animais tinham valor pelas suas habilidades, pela importância que tinham para a sobrevivência, para a preservação da vida e para a economia, hoje cada vez mais o homem se rende a capacidade que muitos animais têm de gerar alegria, afeto, motivação, e outros bons sentimentos.


A origem das atividades e terapias com animais


Não esqueça que os primeiros relatos sobre a influencia dos animais no processo de socialização e no comportamento humanos data ainda do século XVII. No século seguinte estas teorias passam a ser aplicadas no tratamento de doentes mentais, e desde então muitos estudos e pesquisas cientificas vem sendo realizados, assim como suas práticas aprimoradas. Nas décadas de 70/80 as pesquisas ganham maior ênfase e surgem os termos Atividades e Terapias Assistidas por Animais. A Atividade Assistida por Animais – AAA e a Terapia Assistida por Animais – TAA são dois processos diferentes que tem em comum a utilização do animal para promover melhorias no ser humano.


O que é TAA?


TAA é a sigla de Terapia Assistida por Animais, sendo um processo terapeutico realizado no tratamento de patologias fisicas, mentais ou sociais, sobre a direção de um profissional da saúde, no qual o animal é parte imprescindível do tratamento terapêutico. As sessões de TAA são realizadas com objetivos pré-determinados e específicos, direcionada e adaptada a demanda clínica e tem sempre com a finalidade de promover a melhora do funcionamento cognitivo, emocional, social e/ou físico dos pacientes. As sessões de Terapia Assistida por Animais não devem durar mais de 1:30hs, com animais domésticos em perfeitas condições de saúde e higiene, e devem sempre ser devidamente registradas e avaliadas, para averiguar a evolução do tratamento.


Fundamento e aplicações das TAA


Os processos terapêuticos utilizando os animais partem do princípio que a presença do animal tem a capacidade de melhorar a resposta ao tratamento, motivando o paciente a responder de forma que não responderia ao terapeuta somente. A amizade, o amor e o reconhecimento entre homem e animal trazem grandes benefícios no tratamento de pacientes de diversas patologias, físicas, emocionais e sociais, especialmente em pacientes autistas, doentes mentais, mal de Alzheimer, portadores de necessidades especiais, pacientes depressivos, com síndromes genéticas, com dor crônica, etc. O contato com os animais motiva a comunicação, diminui a sensação de solidão, auxilia no controle do estress, acalma, diminui a percepção de dor, de medo, de ansiedade e de isoamento, aumenta as células de defesa, aumenta a produção de endorfina, entre muitas outras, além de facilitar a comunicação entre o paciente e o profissional. Pacientes que sofrem comumente de preconceito e discriminação como portadores de AIDS e outros doenças, tem uma resposta significativa a Terapia Assistida por Animais.

O cachorro feliz é o animal mais utilizado na TAA, pois é naturalmente dócil e amigo do homem, despertando naturalmente a afeição e capazes de dar respostas significativas ao toque, comprovando que ele é realmente o melhor amigo do homem, é solidário e não tem preconceitos.

Nenhum comentário: