quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Projeto Cidadão premia vencedores !



Iniciativas eleitas por corpo de jurados receberam homenagem ontem à noite no Espaço Cultural CPFL, na sétima edição do evento. E nossa ONG, que concorreu no ano passado, ficando em 6º lugar foi conferir a entrega dos premios.


Dos 26 projetos mostrados durante o ano de 2007, quatro recebem o Prêmio Cidadão RAC-CPFL e duas menções honrosas são concedidas.

O projeto reconhece e divulga ações voluntárias, e estimula o surgimento de novas iniciativas por meio da parceria entre a Rede Anhangüera de Comunicação (RAC) e a CPFL Energia.

Uma proposta que junta as duas empresas num trabalho social, há sete anos.

Nesse período, foram apresentados 179 projetos de referência, quando o assunto é responsabilidade social.

O corpo de jurados, formado por sete integrantes, escolheu como vencedores as iniciativas que atuam para alinhar planos e práticas de suas ações às Oito Metas do Milênio, definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). São elas: acabar com a fome e a miséria; educação básica e de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Assim, os vencedores da sétima edição do Projeto Cidadão RAC-CPFL, anunciados na última semana, receberam a homenagem e o troféu, que reconhece a ação social e consolida os trabalhos destinados a promover qualidade de vida na sociedade.


Os quatro vencedores são: Amor e Respeito à Criança e ao Adolescente (Arca), um trabalho na área de educação, realizado pelo padre colombiano, Israel Martinez Sossa, na região da Vila Padre Anchieta-distrito de Nova Aparecidinha, há 11 anos; Liberty - Buscando Dignidade para Continuar em Liberdade, uma proposta do empresário carioca Marcos Silveira, que cria oportunidades aos egressos do sistema penitenciário, envolve parceiros, um ponto de venda no centro de Campinas, produção nos presídios e a contratação de 15 pessoas que cumprem pena em regime aberto ou em livramento condicional; Lona das Artes, um projeto de inclusão por meio de atividades desenvolvidas embaixo de uma lona de circo, na Vila Padre Anchieta e o Instituto Futuro Cidadão, entidade que desenvolve projetos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura e esporte.
As duas menções honrosas ficaram para: Casa de Cultura Tainã, onde há 18 anos, na Vila Padre Manoel da Nóbrega, o objetivo é promover acesso à informação (por meio de software livre), fortalecer a prática da cidadania e preparar indivíduos mais conscientes e atuantes, numa região que abriga grande parte da população negra de Campinas; e para o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores, que tem o laboratório de informática para reabilitar os deficientes visuais e promover encaminhamento para o mercado de trabalho, e a oficina de vassouras, que gera recursos.

Nenhum comentário: