sábado, 18 de outubro de 2008

O que é Zooterapia?



A Zooterapia ou Terapia Assistida por Animais, teve origem em 1792, na Inglaterra, em uma instituição mental onde os pacientes tinham permissão para cuidar de animais da fazenda como reforço positivo. Em 1942, nos Estados Unidos, terapeutas sentiram o benefício do uso da zooterapia em pacientes com desordens físicas e mentais. A partir de 1955, Dr. Nilse da Silveira iniciou no Brasil o processo com cães e gatos para pacientes mentais, sendo considerada pioneira da A/TAA no Brasil. Nos anos 1980, relevantes pesquisas científicas emergiram, provando o benefício à saúde humana da interação com animais; essa rapidamente se espalhou no Reino Unido, EUA e Europa Continental. No Brasil, o interesse volta a surgir a partir dos anos 90, quando são implantados os primeiros centros de atendimento de terapia assistida por animais. Em setembro de 2000, acontece no Rio de Janeiro, a 9a Conferência Internacional sobre Interações Homem/Animal, despertando diferentes profissionais de saúde e afins, para atuação e pesquisas científicas nas atividades e terapias assistidas por animais. Os cães têm sido usados como facilitadores para profissionais das áreas de: Terapia ocupacional, Fisioterapia , Psicologia, Biologia , Veterinária, Fonoaudiologia, Pedagogia e Psiquiatria.


O QUE É AAA / TAA?

AAA- Atividade Assistida por Animais envolve o animal e o proprietário, atividades sociais, distração, recreação, integração para o bem estar e melhora dos pacientes.

TAA- Terapia Assistida por Animais incorpora interação homem x animal num processo terapêutico formal, com um processo de tratamento, guiado por profissionais; programação com objetivos claros e dirigidos, para se atingir os resultados, que sofrerão medição.
SOBRE OS BENEFÍCIOS DA ZOOTERAPIA OU DA AAA/TAA:

* Melhora o sistema imunológico.

* Estimula a interação social. Crianças vêem os cães como seus amigos especiais, membros importantes da família. Crianças com severos traumas, como abusos de infância que impedem a formação de vínculo com outras pessoas podem, através dos cães, conquistar confiança e formação de vínculos.

* Ajuda a lidar com o luto: trabalho com doença e morte de um cão.

* Facilita o processo de aprendizagem tais como leitura, memorização, concentração e socialização. Há programas em que as crianças lêem para os cães. A princípio essa idéia chegou a ser rejeitada por muitas pessoas, mas experiências comprovaram que as crianças não tinham grande preocupação em ler em voz alta para o cão, pois ele não poderia censurá-las e nem corrigi-las.

* Diminui o nível de estresse. Na interação homem-cão, há uma mudança química no organismo onde endorfinas são produzidas no sistema imunológico. Ao contrário da situação de estresse, onde há supressão dessas substâncias no organismo.

* Abaixa o nível de risco em doenças cardiovasculares.

* Facilita a autoconfiança, resgata a auto-estima e reduz a inibição.

* Melhora as capacidades motora, cognitiva e sensorial. Pode ser de grande ajuda na psicoterapia, pois os animais fazem a ponte com o terapeuta e este pode alcançar o paciente mais rapidamente.

* Nos autistas, proporciona melhora na capacidade de comunicação e na sensibilidade e interação.

* Crianças e adolescentes com ansiedade ficam mais calmos na presença dos animais.

* Facilita o processo de aprendizagem através da expressão de sentimentos e motivação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual a fonte dessa pesquisa? Achei muito interessante e queria mais informações.

Anônimo disse...

Olá, esse blog ainda está ativo?? Gostaria de saber onde posso fazer um curso de Zooterapia. Grata!